Quais os Chunks of Language Mais Usados em Inglês?
Quais os chunks of language mais usados em inglês? Quais os chunks of language mais falados em inglês? Quais os chunks of language mais comuns da língua inglesa?
Vira e mexe, recebo mensagens com essas perguntas acima e outras parecidas.
Mesmo eu dizendo que é impossível termos uma ideia de quais são os chunks of language mais usados em inglês, as pessoas insistem achando que eu estou escondendo algo.
Portanto, para resolver essa situação, hoje vou falar sobre isso.
Os Chunks of Language Mais Usados em Inglês
Para começar, já reafirmo o que escrevi acima: é impossível termos uma ideia de quais os chunks of language mais usados em inglês. Afinal, os estudos mostram que essa tarefa não é assim tão simples.
Para provar isso, cito dois estudos. O primeiro foi publicado em 2007, Beyond Single Words: the most frequente collocations in spoken English. Nele os autores Dongkwang Shin e Paul Nation investigaram um banco de dados de inglês britânico falado por adultos e seguindo os critérios usados notaram que os chunks of language (que eles chamam de collocations no estudo) eram os seguintes:
- you know
- I think (that)
- a bit
- used to
- as well
- a lot of
- (number) pounds
- thank you
- (number) years
- in fact
- very much
- (number) pound
- talking about
- (number) percent
- I suppose (that)
Acima estão apenas os 15 primeiros de uma lista de 100 chunks identificados.
Note que essa lista não ajuda muito. Afinal, você estudante de inglês desesperado em saber quais chunks mias falados em inglês não faz a menor ideia do que fazer com os chunks acima.
Em um outro estudo de 2012, A Phrasal Expressions List, escrito por Ron Martinez e Norbert Schmitt, foi identificado que os chunks mais comuns são:
- have to
- there is/are
- such as
- going to (future)
- of course
- a few
- at least
- such a(n)
- I mean
- a lot
- rather than
- so that
- a little
- a bit (of)
- as well as
Mais uma vez, não temos a resposta que gostaríamos de ter.
Afinal, o que todo mundo deseja é uma lista de chunks of language com sentido para poder memorizar, praticar, usar e assim demonstrar fluência em inglês.
Infelizmente, essa lista por enquanto não existe e provavelmente ela jamais existirá. Pois, não é assim que a teoria dos chunks of language funciona em termos práticos.
Então, como é que ela funciona?
Aprender Inglês com Chunks of Language
Tendo estado envolvido com o universo dos chunks of language (formulaic language) desde 1997, sempre procurei mostrar que a melhor maneira de você realmente aprender inglês com chunks é por meio de situações do cotidiano.
Isso significa que você como estudante de inglês deve organizar seus estudos de inglês por meio de temas do cotidiano e assim ir em busca dos chunks comumente usados dentro desses temas.
Chunks em Situações do Cotidiano
Por exemplo, digamos que esta semana, seu objetivo é aprender como se comunicar de forma básica em uma situação na qual deve dar sugestões (ou conselhos) à alguém. Você procura então por diálogos envolvendo esse assunto e identifica os chunks mais comuns.
Se você souber como fazer isso, vai encontrar coisas como as seguintes:
- Why don’t you stay here?
- Why not stay here?
- If I were you, I’d stay here.
- I think you should stay here.
As frases em destaque são exemplos de chunks of language usados para dar sugestões ou conselhos a alguém. Você então anota isso em seu caderno de vocabulário e usa sua criatividade para criar outros exemplos:
- Why don’t you take a rest?
- Why not talk to her about it?
- If I were you, I’d take a rest.
- I think you should talk to her about it.
- I think you should go and see a doctor.
- Why don’t you go and see a doctor?
- Why not go and see a doctor?
- If I were you, I’d go and see a doctor.
Você pode fazer isso com qualquer situação comum da vida diária: falar sobre si mesmo, falar sobre a família, descrever pessoas, descrever sua cidade, falar de sua rotina, falar o que fez no fim de semana, falar de planos futuros, fazer, aceitar e recusar convites, fazer reclamações, fazer pedidos em restaurantes… Basta se organizar para aprender inglês com chunks.
Chunks em Tópicos Específicos
Organizar chunks relacionados por tópicos também é uma maneira de você ir aprendendo inglês com chunks.
Em seu caderno de vocabulário, você vai anotar, por exemplo, chunks usados para expressar gratidão:
- Thank you very much.
- Thank you.
- Thanks
- Thanks a lot.
- Thanks a bunch.
- Thank you so much.
- Thanks a zillion.
- I can’t thank you enough.
- Thanks much.
- Thanks ever so much.
- I owe you big.
- Thanks heaps.
- I owe you big-time.
- Thanks a bundle.
- Thanks for everything.
- I’m deeply grateful.
Você pode ainda – conforme for aprendendo mais e mais inglês – aprender vocabulário específico (diferentes tipos de chunks e palavras soltas) relacionados a temas mais complexos: artes, astrologia, vida em sociedade, gerenciamento de equipes, desenvolvimento humano, o cérebro no aprendizado, etc.
Ao longo dessa jornada, vai aprendendo também frases especiais (outro tipo de chunk of language) usadas para dar mais naturalidade na conversação:
- off the top of my head
- when it comes to…
- in a nutshell
- so to speak
- as it were
- all of a sudden
- as a matter of fact
- in the meantime
- to make matters worse
- on the other hand
Não se esqueça ainda dos collocations (outro tipo de chunk of language) que você pode ir aprendendo conforme vai ampliando seu vocabulário em inglês:
- make a mistake
- make promises
- make a cake
- make a mess
- make a complaint
- buy a house
- live in a posh house
- set up a house together
- play house
- move into a bigger house
Em resumo…
Como você pode ver, não tem como criarmos uma lista única com os chunks of language mais usados em inglês.
Do ponto de vista pedagógico (ensino e aprendizado de inglês), o melhor a fazer é organizar o conteúdo em torno de situações do cotidiano e tópicos específicos.
A partir dessa organização, estuda-se e aprende-se os chunks of language mais usados nessas situações e tópicos.
O aprendizado continua seguindo em frente no desenvolvimento das habilidades comunicativas em inglês: speaking, listening, reading e writing.
A gramática de uso será adquirida de modo natural e sem a necessidade da decoreba mecânica de regras e termos técnicos muitas vezes complexos.
Fazendo isso de forma organizada, a fluência irá se desenvolvendo de modo natural. Aprender inglês deixará de ser algo dividido apenas entre gramática normativa e palavras soltas.
Se você deseja aprender mais sobre chunks of language como aprender inglês dessa maneira, participe do curso Aprender Inglês Lexicalmente. Nele você aprenderá tudo sobre como aprender inglês com chunks e como se organizar para seguir aprendendo dessa forma e ficar cada vez mais com seu Inglês na Ponta da Língua.
That’s all for now! Take care and keep learning!