Vocabulário Específico: Fórmula 01
Levando em conta, que a turma da Globo anda muito ocupada com as Olimpíadas e outras coisas, resolvi então ajudar o estimado leitor. Para início de conversa, dê uma olhada em uma figura explicando, basicamente, as partes de um carro de Fórmula 1 e também os comandos do volante do carro.Para aqueles que não sabem a Formula 01 [fórmiula uan] é a highest class [categoria mais alta] das open-wheeled auto racing [corrida de carros cujas rodas ficam de fora da estrutura do carro, ou também conhecido como single-seat car (carro com um só assento)].
A F1 world championship season [temporada do campeonato de F1] consiste de uma série de races [corridas]. Cada corrida é chamada carinhosamente de Grand Prix. Assim, nós temos o Austalian Grand Prix [Grand Prix da Austrália], o Brazilian Grand Prix [Grand Prix do Brasil] e assim por diante. Cada Grand Prix acontece em um purpose-built circuit [circuito construído para esta finalidade]. Em alguns caso, porém, como ocorre no Monaco Grand Prix, a race é realizada on a closed city street [circuito de rua].
Os resultados de cada corrida são combinado para determinar two World Championships [dois Campeonatos Mundiais]: drivers [motoristas] e constructors [construtores].
Como diz certo comercial um carro de Formula One nçao é tão diferente assim do seu carro [rsrsrsrsrs]. Afinal, um carro de Fórmula Um tem um internal combustion engine [motor de combustão interna], transmission [transmissão] (com tudo o que tem direito: gearbox [caixa de marcha], differential [diferencial] e driveshaft [eixo de transmissão]) , suspension [suspensão], wheels [rodas], steering wheel [volante] e brakes [freios]. O único problema é que seu carro não foi feito para fazer o que um carro de Fórmula 1 faz.
O coração de um carro de Fórmula 1 é o chassis [chassi], a estrutura na qual tudo é bolted and attached [parafusado e montado]. Entra em cena agora palavra monocoque [monocoque, monocasco], a estrutura completa do carro que inclui também o cockpit.
Além de tudo isto tem ainda a tal da aerodynamics [aerodinâmica]. Entram em cena os wings [aerofólios, asas], diffuser [difusores], os endplates [placas externas] e os barge boards [defletores laterais] que juntos servem para increase downforce [aumentar a estabilidade].
De forma bem básica é isto aí! Não dá para falar aqui tudo! Muito menos falar sobre o quê mechanics e drivers conversam durante a corrida. Afinal, isto depende do problema ou estratégia estabelecida por cada equipe. O legal mesmo, para quem gosta do assunto, é ler na internet as notícias publicada sobre a Fórmula 1. Por exemplo, você pode acompanhar tudo no site oficial da F1 ou ainda no site da BBC. Leia mais em inglês sobre como funciona a Fórmula Um no site HowStuffWorks.
See you guys! Take care…
Bom dia Denilson, comecei a acompanhar seu site hoje, gostei achei super interessante.Eu estava pensando em comprar um dicionario inglês, inglês para me ajudar, tenho um vocabulario muito curto.Você me aconselha algum? sabe um local que venda?
Olá Denilson, Já acompanho blog a algum tempo, gosto de estudar, falar inglês, além de ter que usá-lo profissionalmente, sou um fã de longa data desse esporte a motor. Além disso sou um blogueiro que escreve sobre F1 e você conseguiu unit dois temas que me agradam. Leio muitas notícias inglês inclusive todos os termos abordados por você já começam a aparecer em textos em português. Gostaría de reproduzir o seu post no blog em que escrevo (http://www.cafecomf1.com), claro que os créditos serão todos mantidos e colocarei o link para o blog. Antecipadamente agradeço.Juliano
Hello Juliano, tudo bem?Desculpe-me na demora em responder este comentário! Obrigado pelo feedback e saiba que ficarei muito feliz em ter este post publicado em seu blog! CAso ainda o faça, avise-me para eu poder registrar o fato!Att,Denilso