Os 10 Verbos Irregulares Mais Usados em Inglês
Esta dica não tem o objetivo de apenas ser uma lista dos verbos irregulares mais usados em inglês. Acima disso, o objetivo é dar a você uma ideia de método de estudo para você saber como aprender e usar esse verbos naturalmente em inglês. Afinal, o que você quer é aprender inglês para fins comunicativos e não para fazer análise gramatical, não é mesmo? Então, continue lendo!
» Leia também: Verbos Irregulares e Verbos Regulares
Hoje em dia, nós temos como pesquisar quais são as palavras mais usadas tanto no inglês falado quanto no escrito. Portanto, quando dizemos que a palavra mais usada no inglês escrito é o artigo definido the, significa que fizemos uma análise do uso da língua para chegar a essa conclusão. Para saber mais sobre como isso é feito, leia a dica Linguística de Corpus.
Assim, por meio dessas pesquisas, é possível compilar duas listas dos verbos irregulares mais usados em inglês. Mas, cada uma delas tem um diferença tremenda no que diz respeito à dica de método de estudo que vou ensinar aqui.
As duas listas foram feitas levando em conta: 1) apenas a forma base dos verbo (o modo como eles são escrito sem conjugação alguma); e, 2) as formas irregulares mais comuns.
Dessa forma, ao pesquisarmos apenas a forma base dos verbos os 10 verbos irregulares mais comuns são:
- have
- think
- be
- get
- go
- mean
- see
- say
- take
- put
O problema da lista acima é que ela se refere ao verbos em suas formas naturais: sem conjugação. A lista é composta de verbos irregulares, mas se referindo apenas ao uso deles dessa maneira: sem ser a forma irregular propriamente dita.
Se observarmos apenas a forma irregular, a lista ficará um pouco diferente:
- was
- had
- got
- were
- did
- been
- said
- put
- went
- done
Nessa nova lista, temos as formas irregulares mais comuns dos verbos. Veja que agora a primeira palavra é was e não have como na anterior.
Mas, para que serve isso? Qual é a vantagem de saber disso? Em que isso mudará o seu aprendizado de inglês?
Se você está aprendendo inglês para fins comunicativos, saiba que saber isso fará uma grande diferente nos seus estudos. Caso seu desejos seja falar e entender inglês, use essa segunda lista para saber como cada uma dessas palavras palavras é usada naturalmente no dia a dia de quem fala inglês. Foque seus estudos nas expressões, collocations, phrases e estruturas gramaticais com essas palavras (verbos).
Vamos colocar essa teoria na prática e assim entender melhor a ideia.
Na lista acima, vemos que was é a forma irregular mais frequentemente usada em inglês. Saber apenas isso não é o suficiente. Você pode ir além e estudar como essa palavrinha é usada em inglês. Isso é o que chamamos de aprender a gramática de uso da língua inglesa. Isso significa que você não aprende apenas o fato de que was é a forma irregular do verbo to be no Past Simple. A ideia não é analisar a língua tecnicamente; mas, pegar a palavra was e começar a usá-la naturalmente e dentro de seus contextos.
Para aprender isso, você precisará ter um bom dicionário de inglês e se envolver com a língua inglesa o máximo possível.
Você pode anotar em seu lexical notebook algumas informação sobre os significados e usos da palavra was.
» WAS = estava
- I was at home. (Eu estava em casa.)
- She was studying English. (Ela estava estudando inglês.)
- Was he at the party? (Ele estava na festa?)
- It was raining. (Estava chovendo)
- Who was there? (Quem estava lá?)
- Márcio wasn’t very happy. (O Márcio não estava muito feliz.) [wan’t » was not]
» WAS = foi (foi feito)
- This house was built in 1975. (Esta casa foi construída em 1975.)
- Paper was first used in China. (O papel foi usado pela primeira vez na China.)
- The Mona Lisa was painted in 1506. (A Mona Lisa foi pintada em 1506.)
WAS = estivesse ou fosse (em sentenças com if)
- If I was rich, I’d buy a new house. (Seu eu fosse rico, eu compraria uma casa nova.)
- If she wasn’t a bad girl, I’d help her. (Se ela não fosse uma má garota, eu a ajudaria.)
- If it wasn’t for you, I don’t know what I’d do. (Se não fosse por você, eu não sei o que faria.)
Claro que algumas dessas informações você aprenderá ao longo dos seus estudos. Não será tudo de uma vez. Contudo, garanto que é bem melhor do que ficar decorando a teoria gramatical. Fazendo assim, você estará aprendendo a gramática dos verbos irregulares do inglês de modo mais natural.
Com o tempo você aprenderá também algumas expressões (phrases) comuns com was:
- I was born [in Paraná]. » Eu nasci [no Paraná].
- Where was she born? » Onde ela nasceu?
- Where was he born? » Quando ele nasceu?
- I wish I was there. » Quem dera se eu estivesse lá.
- As I was saying… » Como eu estava dizendo…
- [Sandro] was telling me… » [O Sandro] estava me dizendo que…
Essa é uma abordagem bem diferente para você aprender os verbos irregulares em inglês. Ao invés de decorar a tabela de verbos irregulares, que tal começar a aprender os significado e usos de cada forma como visto acima?
Pode parecer que dá mais trabalho aprender assim. Mas, saiba que será muito mais divertido, produtivo, comunicativo, natural. Muito melhor do que decorar algo como:
- be | was/were | been
- have | had | had
- get | got | got/gotten
- do | did | did
- say | said | said
É para isso que serve essa lista dos verbos irregulares mais usados em inglês. Embora sejam apenas 10 verbos, saiba que você pode aprender muito sobre eles. Sem contar que você estará aprendendo o uso natural de cada palavra e não apenas decorando aquela teoria gramatical sem sentido. Você está aprendendo gramática, mas a gramática de uso. Experimente!
» Leia também: Para que servem os verbos irregulares?
That’s all for now, guys! Gostou da dica!? Quer deixar um comentário!? Então, é só escrever na área de comentários aí abaixo! Caso tenha alguma dúvida, registre aí abaixo também. Estou aqui para ajudar você a ficar cada vez mais com seu Inglês na Ponta da Língua. Até a próxima! 😉
Muito bom trabalho, Prof. Denilso. Você é um motivador nato. Você tem construído, ao longo do tempo, uma abordagem de estudo de língua que deve servir de referência para qualquer idioma não só para o inglês.
Thanks, Jeffrey! Glad to know that! Let’s keep learning together! 🙂
Professor em ´´I wish I was there “ fiquei em duvida, pois se trata de um desejo. Por esse fato não teria que ser I were ? Obrigado pela atenção. Estou em Budapest e preciso aprender com certa urgência. Gosto muito de seu trabalho e aprendi muito com o SR. Forte Abraço
Olá, Fábio! Obrigado por seu comentário e palavras. Sobre sua pergunta, a resposta pode ser lida no trecho que menciono um pouco acima:
“[Vale lembrar que de acordo com a gramática forma da língua inglesa, o correto é dizer “if I were…”, “if she were…”, “if it were” etc. Leia mais em “Was ou Were?”]”
Embora a citação (menção) aí seja apenas para “if”, lembro que a mesma observação vale também para “wish”. Como isso se trata do subjuntivo em inglês, uma situação explica a outra. Formalmente, “I wish I were…”; informal e coloquialmente (uso do dia a dia), “I wish I was…”.
🙂
I guess there is a little mistake in the chart above. Wouldn’t the correct form be:
Do – Did – Done?
Hello, Denilso! Day by day it’s being much easier to learn English with your tips! Thank you! Francisco Cesar.