Platô Intermediário no Inglês | O Que é e Como Sair Dele?

O que é o platô intermediário? Existe mesmo esse platô intermediário? Como saber se você está no platô intermediário? Como sair do platô intermediário?

Se você chegou a um ponto no qual o aprendizado de inglês parecer ter estagnado, você chegou ao platô intermediário. Portanto, vamos falar sobre ele.

O que é o Platô Intermediário

Platô Intermediário

O platô intermediário – também conhecido como efeito intermediário – é melhor compreendido como sendo o momento no qual um estudante de inglês se sente estagnado no aprendizado.

O estudante tem a consciência de que sabe muita gramática e até mesmo muitas palavras, mas anda assim não consegue se comunicar com desenvoltura.

Em termos populares, o estudante se sente como se estivesse patinando no gelo. Ou seja, ele sabe muita coisa, não consegue usar naturalmente o que sabe e ainda assim parece que não aprende nada de novo.

Características do Platô Intermediário

Seguem abaixo algumas das principais características (ou sintomas) desse platô:

  1. por mais que estude inglês, o estudante parece não progredir da mesma forma como antes. Por mais que se empenhe em estudar e aprender, o progresso parece não ocorre na mesma velocidade;
  2. o conteúdo gramatica parece ser sempre o mesmo, a diferença parece estar no fato de que os mesmos tópicos gramaticais são explicados apenas de uma maneira diferente com exercícios também diferentes;
  3. em termos de vocabulário, o aprendiz foca na decoreba de palavras soltas, expressões idiomáticas e phrasal verbs. Esse vocabulário é geralmente estudado por meio de decoreba mecânica e sem muito entusiasmo dando a sensação de que se trata de muito conteúdo;
  4. a motivação praticamente desaparece isto porque mesmo estudando e procurando fazer algo o aprendiz se sente numa luta contra algo que ele não consegue explicar o que é;
  5. mesmo sabendo muito sobre a língua inglesa, o aprendiz não se sente à vontade para falar e ouvir inglês naturalmente, chegando ao ponto de se sentir burro por não conseguir usar tudo o que sabe.

Se você se identificou com algumas dessas características, você certamente está no terrível platô intermediário.

Entendendo Melhor…

Quando você começou a estudar inglês – lá no início mesmo –, você aprendia tudo com muita facilidade. Seu aprendizado parecia acontecer de modo mais imediato. Tudo era novidade. Portanto, o progresso era bem aparente e evidente. Você percebia isso.

Depois de um tempo estudando inglês, tudo o que você segue estudando parece ser a mesma coisa. Você já sabe bastante regras gramaticais e uma boa quantidade de palavras soltas (verbos, adjetivos, substantivo, etc.). Você faz atividades escritas e se sai bem. Você até consegue explicar o uso dos tempos verbais, o que é um modal verb, os conditionals, etc.

Na esperança de se manter motivado, você passa a aprender phrasal verbs, expressões idiomáticas, gírias, macetes de pronúncia e até mesmo algumas regrinhas mais complicadas de gramática.

Embora você tenha muito conhecimento, você se sente como se pudesse ser melhor. Afinal, você sabe bastante coisa. Você explica inglês aos outros e até fala algumas coisas aqui mesmo que aos trancos e barrancos.

Enfim, você já entendeu como é. Este é o famoso platô intermediário, uma pedra no sapato de praticamente todos os estudantes de inglês ao redor do mundo.

O que fazer para sair dele?

Neste vídeo aí abaixo, eu dou sete dicas para você começar a sair do platô intermediário ou – caso seja iniciante – o que fazer para não cair nele. Assista atentamente e anote as dicas.

Umas das dicas que dou é que você deve aprender chunks of language, em especial os collocations.

Se você mudar o modo como aprender inglês – focar em aprender lexicalmente – ,você melhorará de modo muito mais natural o vocabulário, a gramática, a pronúncia e o listening em inglês.

Isso é possível pois quando você se dedica ao aprendizado de chunks, você adquire (aprende) tudo em conjunto e não separadamente.

Caso queira aprender inglês por meio dos chunks of language, participe das aulas INGLÊS COM CHUNKS que dou todas segundas-feiras em meu canal no Youtube. Essas são aulas são gratuitas e ajudarão você a desenvolver a competência comunicativa em inglês de modo muito mais prático e natural.

TOQUE/CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER GRATUITAMENTE

See you! Take care and keep learning!

Etiquetas

3 Comentários

  1. Denilson, Thanks for informations! I’m getting better each today after thar I meet you!!! You’re great!!

  2. Ufa!
    Graças a Deus que não tô nessa fase, é que tô saindo do pré intermediário e entrando no Intermediário, e essas suas dicas me salvaram do Platô.
    Obrigado.

Botão Voltar ao topo