Amount, Quantity e Number: qual a diferença entre essas palavras?
Aa palavras AMOUNT, QUANTITY e NUMBER são usadas usadas para falar de QUANTIDADE. Mas, qual a diferença entre elas? Quando usar uma ou outra?
Se você já se deparou com essa dúvida por aí – ou ainda não! –, chegou a hora de aprender.
AMOUNT, QUANTITY e NUMBER
Como dito acima, as três palavras são usadas para fazer referência a QUANTIDADE. Mas, cada uma delas tem o momento certo – apropriado – para ser usada.
NUMBER pode até causar estranheza nesse contexto. Afinal, sempre aprendemos que NUMBER é NÚMERO. No entanto, você perceberá esse outro uso dessa palavrinha ao longo desta dica.
Para ficar mais fácil de entender, vou falar sobre cada uma delas isoladamente. Então, vamos lá!
AMOUNT
AMOUNT é sempre usada com palavras que não têm plural em inglês. Ou seja, com coisas que não podem ser contadas ou medidas. Veja alguns exemplos:
- a huge amount of information (uma imensa quantidade de informações)
- equal amounts of time (quantidade igual de tempo)
- a considerable amount of effort (uma quantidade considerável de esforços)
- a tiny amount of dirt (uma minúscula quantidade de sujeira)
- a certain amount of respect (uma certa quantidade de respeito)
- that amount of hate (aquela quantidade de ódio)
Podemos então dizer que AMOUNT é sempre usado com substantivos incontáveis.
» Leia também: COUNTABLE e UNCOUNTABLE NOUNS
QUANTITY
Por sua vez, QUANTITY é a palavra que devemos usar com palavras que não têm plural, mas que podemos podemos contar ou medir.
- a small quantity of drugs (uma pequena quantidade de drogas)
- a large quantity of ice cream (uma grande quantidade de sorvete)
- the quantity of dollar bills in my wallet (a quantidade de notas de dólares em minha carteira)
- a small quantity of butter (uma pequena quantidade de manteiga)
- a small quantity of our oil (uma pequena quantidade do nosso petróleo)
Note que tratam-se de coisas inanimadas e que podem ser medidas. Já no caso de AMOUNT temos palavras que realmente não podem ser contadas ou medidas (respeito, tempo, sujeira, ódio, etc.)
Com a palavra money ocorre algo curioso. É normal encontrarmos “a large amount of money” e “a large quantity of money“. Você até pode falar de um jeito ou de outro. No entanto, minha experiência diz que o mais correto é dizer “a large amount of money“.
- huge quantities of oil (grandes quantidades de petróleo)
- vast quantities of data (grandes quantidades de dados)
- considerable quantities of food (quantidades grandes de alimentos)
- minute quantities of copper (pequeníssimas quantidades de cobre)
NUMBER
No sentido de QUANTIDADE é usada com palavras que têm plural. Podemos traduzir como NÚMERO e trata-se de uma maneira de especificarmos a quantidade exata.
- a certain number of people (um certo número de pessoas)
- a huge number of students (um grande número de estudantes)
- a number of reasons (uma série de razões)
- a large number of cell phones (uma enorme quantidade de celulares)
O uso de QUANTITY e NUMBER pode parecer confuso; mas, em caso de dúvida, lembre-se que ao falarmos de algo inanimado e que não tem plural, a preferência é usar QUANTITY. Pensando assim, como você completaria os dois exemplos abaixo:
- a huge ………………… of computers
- a huge ………………… of gold
» Leia também: O Plural dos Substantivos em Inglês
Note que na primeira sentença temos uma palavra no plural: computers. É algo inanimado – sem vida –, mas tem plural. Na segunda, estamos de algo inanimado e que não tem plural: gold. Não há o plural “golds“. Assim, teremos:
- a huge number of computer
- a huge quantity of gold
Conclusão
Você não precisa ser matemático para saber como usar AMOUNT, QUANTITY e NUMBER em inglês. Você precisa apenas de tempo para se acostumar com o uso de cada uma delas.
Minha dica é que sempre que você encontrar AMOUNT, QUANTITY e NUMBER sendo usada em uma sentença, observe as palavras próximas a elas e vá aprendendo o conjunto todo. Isso facilitará o aprendizado e seu cérebro se acostumará com as palavras juntas e não cada uma delas isoladamente.
That’s all for now, guys! Take care and keep learning!
» Fontes: