Texto em Inglês para Iniciantes: Identificando Chunks
Aos que não acompanham este blog há muito tempo, recomendo que leia também os seguintes posts:
- Texto para Iniciantes com Atividades
- Texto em Inglês para Iniciantes [Dicas para Professores]
- Chunks of Language: como identificá-los
- Desenvolva sua Habilidade de Noticing
- How about Organizing a Lexical Notebook? [em inglês]
Recomendo a leitura porque abaixo darei dicas de chunks encontrados em um texto retirado de um livro voltado para alunos iniciantes e trabalharemos com os chunks of language [itens lexicais] que se encontram no texto. Depois há uma atividade para que você pratique os chunks, ok?
Para começar vamos ver o texto em inglês:
I’m a security guard in a big department store in central São Paulo. It’s not a bad job, but sometimes it can be a bit boring. If somebody tries to steal something from the store, an alarm goes off and I have to chase them down the street. I like that part of my job, but the rest of the time, I just have to stand near the door and watch people. That’s not much fun.
Visto assim, o texto não passa de um monte de palavras isoladas. A leitura será mecânica e sofrida. Porém, a coisa pode ficar mais fácil se você notar os chunksque estão no texto, praticá-los anteriormente e souber o que significam. Desta forma seu professor poderá ensinar [ou você mesmo poderá notar os seguintes:
- big department store[grande loja de departamentos]
- it’s not a bad a job [não é um emprego ruim]
- sometimes it can be a bit boring [às vezes pode ser um pouco chato|enfadonho]
- steal something from a place[roubar algo de um lugar]
- an alarm goes off [um alarme dispara]
- chase someone down the street [seguir alguém pela rua]
- I like that part of my job [Eu gosto desta parte do meu trabalho]
- I just have to … [Eu só tenho que …]
- stand near the door [ficar parado perto da porta]
- watch people [observar as pessoas]
- That’s not much fun [isto não é muito legal]
Escreva estes chunks em seu caderno de vocabulário [Lexical Notebook]. Anote as equivalências. Se possível crie alguns exemplos [ou marque no texto acima todos estes chunks]. Leia os chunks da lista silenciosamente umas duas vezes prestando atenção em como eles são escritos. Depois leia em voz alta somente os chunks da lista. Não leia o texto ainda. Leia quantas vezes achar necessário. Se estiver estudando inglês junto com alguém, teste o seu colega.
Uma coisa legal de se fazer também é anotar os chunks e suas equivalências em colunas separadas. Assim, você poderá cobrir depois a parte em português e lembrar como é em inglês ou pode fazer o contrário. Enfim, fica tudo a seu critério.
Depois de praticar os chunks da lista acima, complete o texto abaixo com as palavras que faltam. Lembre-se que você está sendo testado apenas nos chunks vistos na lista acima. Tente lembrar-se de memória as palavras que faltam.
I’m a security guard in a big department ……………….. in central São Paulo. It’s not a bad ……………….., but sometimes it can ……………….. ……………….. ……………….. boring. If somebody tries to steal something ……………….. the store, an alarm goes ……………….. and I have to chase them ……………….. the street. I like that ……………….. ……………….. ……………….. job, but the rest of the time, I just ……………….. to stand ……………….. ……………….. and watch people. That’s not ……………….. fun.
Completou tudo? Foi mais fácil completar os espaços em branco tendo praticado os chunks anteriormente? Lembrou-se das preposições que vão junto com certas palavras? Lembrou das sentenças completas com mais naturalidade? Enfim, qual foi a sua reação ao fazer a atividade?
Responda as perguntas do parágrafo anterior e então leia o texto em voz alta. Mas desta vez colocaremos uma barra [ | ] para indicar onde você deverá fazer uma breve pausa. Ou seja, tente não ler palavra por palavra, mas leia os blocos que estão entre as barras. Pratique quantas vezes for necessário. Isto ajuda você a ter ritmo na leitura, algo que ajuda na hora de falar com as pessoas também.
I’m a security guard | in a big department store | in central São Paulo |. It’s not a bad job |, but sometimes it can be a bit boring |. If somebody tries to | steal something from the store |, an alarm goes off | and I have to | chase them down the street |. I like that part of my job |, but the rest of the time |, I just have to | stand near the door | and watch people |. That’s not much fun |.
Como foi ler o texto desta vez comparado à primeira? Você sentiu mais naturalidade ao ler o texto? A leitura foi mais ritmada? Conseguiu ler os chunks de forma mais completa? Conte aí sua experiência. Caso tenha dificuldades não desista, imprima tudo isto e estude em casa quantas vezes quiser. Caso você comece a pegar o ritmo de chunks seu jeito de ler em inglês será mais fácil e natural. Sem contar que se você começar a ler em voz alta, você estará contribuindo para a seu speaking e listening também.
That’s all for today! Take care!
this blog is really really good.I´ve been studying english for one year like a self-taught and I´m really sorry not to have found it before.it´s helped me a lot because I´ve found a lot of idioms and means of improving my english. I´d like to say congratulations and ask you to keep this wonderful blog up.well, taking advantage of this opportunity I´d like to know how do you say(fazer apologia a algo)I really need to know how to say it, please.
Denilso, olá!Uma pergunta… "tal coisa não é páreo pra outra" pode ser dito como "one thing is no match to the other"?Parabéns pelo blog, tá me ajudando um monte! =)AbraçoAnnie
legalzinho(pra naum dizer q eu amei)me add n o msn :daniellemaria.97@hotmail.com
legal
Very wonderful !Good Job 😀
I liked it so much I'll see you again
Good. This blog is muito legal. Interesante o método e a abordagem sobre os chunks of language.
Good, really good. Simple and efficient.
It´s cool
congratulations on your job just got 12 years'm trying to learn! fui tentando traduzir umas palavras e consegui postar um comentario josy
It was easy to me!!
for both beginners and professionals in the language, this is a highly recommended blog
legall…..me ajudou bastante
Hi, i really like your blog. thanks a lot , he have helped me very.
Não se usa "he" para falar de lugar, coisas, objetos e animais… e sim "it"
I loved this text! I'm in love with "Chunks" haha
A mesma coisa do outro mais o menos, eu entendi o texto por causa do contexto, mas algumas palavras fogem de mim!kkkkkkkkkkkkkkkkMas eu estou achando otimos exercicios..qualquer coisa mande-me mais e-mail please!Eu nao estou morando no brasil, e ja esta ficando dificil nao saber falar ingles .. kkkkkhectorzaghi@hotmail.comabrass..
Hi Denilso, nice to meet you and your blog, I like soo much. It is that I was looking for. Thanks!
liked much of the tips.
good
I "do" love your blog. Congratulations. I am learning English now and often I visit your page for help me.thank you so much.Bye.
Hi, Teacher, I like much this exercise, thanks.
Kisses
suuuper cool