O que são Modal Verbs?

Modal Verbs é um nome feio para algo muito simples. Nesta dica você aprenderá o que são Modal Verbs, quais são os Modal Verbs e, o mais importante, uma dica sobre como aprender a usar cada Modal Verb em inglês.

Caso você tenha chegado aqui procurando informações sobre o modal verb can, leia a dica Modal Verb Can. Nela você encontrará tudo o que precisa saber para usar o can corretamente em inglês. Agora continue lendo para saber o que são modal verbs de modo geral.

O que são Modal Verbs?

Como dito acima, Modal Verbs (ou Modal Auxiliary Verbs) é um nome feio para algo muito simples. Trata-se do nome técnico dado pela Gramática Normativa para um grupo de palavras (verbos) em inglês que possuem algumas características próprias. Esse grupo de verbos não segue as mesmas regras que os outros verbos da língua inglesa seguem. Continue lendo e você entenderá isso melhor daqui a pouco.

Quais são os Modal Verbs em inglês?

Dentro do grupo, chamado de Modal Verbs, encontram-se os seguintes verbos: can, could, may, might, will, would, shall, should, must.

Estes 9 verbos aí são os únicos 9 verbos que fazem parte do grupo conhecido como Modal Verbs em inglês. Algumas gramáticas também incluem o verbo/expressão ought to, mas como ele tem caído em desuso tem ficado de fora nas gramáticas mais atuais.

O que há de especial sobre os Modal Verbs?

Como dito anteriormente este grupo de verbos possui características próprias. Isso significa que eles não seguem as mesmas regras que os demais verbos seguem. Como assim?

O que são Modal Verbs?

No Present Simple você sabe que com os pronomes he, she e it deve-se sempre acrescentar um -s (ou mudanças relacionadas) após um verbo, não é mesmo? [Leia: Present Simple – Atividades] Veja,

» she walks
» he writes
» it rains

Os Modal Verbs não seguem essas regras. Pois, eles são diferentes. Veja,

» She can
» He will
» It should
» Márcia would

No passado (Past Simple) eles não recebem -ed. Portanto, nada de dizer ou escrever canned, coulded, shoulded, willded, etc. Os verbos que fazem parte do grupo Modal Verbs não seguem essas regras. Eles são revolucionários!

Após os Modal Verbs, também não se deve usar a palavra to para indicar o infinitivo. com exemplo fica mais fácil de entender:

[list type=”arrow2″]

  • She can swim. (Ela sabe nadar.) [Nada de dizer She can to swim]
  • I will travel next year. (Eu vou viajar ano que vem.) [Nada de dizer I will to travel…]
  • We should talk to her. (Nós deveríamos falar com ela.) [Nada de dizer We should to talk…]
[/list]

Como você pode perceber, esse grupo de verbos especiais é mesmo rebelde. Portanto, você deve aprendê-los de modo diferente.

Como aprender os Modal Verbs?

Veja que os Modal Verbs são na verdade um grupo de verbos especiais. Se você ficar apenas nos detalhes técnicos (regras) da Gramática Normativa, você continuará apanhando para aprendê-los.

A melhor maneira para aprender a usar cada um destes 9 verbos é por meio do contexto. Isto é, aprenda-os como se fossem palavras novas usadas em momentos e situações específicas.

Para entender melhor do que estou falando leia as dicas recomendadas abaixo. Nelas você aprenderá alguns usos de vários Modal Verbs. A ideia é mostrar a você como aprender a usá-los e não analisá-los gramaticalmente. (Leia: Aprender Inglês sem Gramática).

[list type=”arrow2″]

[/list]

Acho que é isso! Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre Modal Verbs, entre em contato com a gente. Gostou desta dica!? Então compartilhe-a no Facebook, Twitter e/ou Google+. Take care!

18 Comentários

  1. O Sr. está de parabéns,bela explicação,todo esse material do seu site tem me ajudado muito,sou grato eternamente.

  2. Denilson se me permitir algumas colocações: Voce traduziu “I will travel next year.” como “Eu vou viajar ano que vem”. Acredito que o mais correto seria “Eu viajarei no ano que vem. Porque will é algo provável, já o going to é algo que de fato acontecerá.”I am going to travel next year”

    1. Fábio, obrigado pelo comentário. Eu particularmente não vejo muita diferença. O uso coloquial da língua portuguesa não faz distinção entre o futuro com ir e o futuro do presente. Além disso, na gramática de uso do português o uso de ir para expressar o futuro é algo muito mais comum e corriqueiro.

      Confesso que essa discussão linguística é estranha, mas a semântica é mantida: a ideia de expressar o fato futuro.

      Além disso, essa coisa de will e going to para expressar graus de certeza no futuro em inglês não é algo muito bem visto no uso real da língua. É comum ouvirmos nativos falando “I think I’m going to call her tomorrow morning”. Como já escrevi em uma dica aqui, o futuro em inglês (tempo verbal futuro) não existe e ele é expresso de acordo com a decisão do falante na hora da comunicação.

      😉

      1. Entendo. Na medida em que vou evoluindo no meu aprendizado, descobrirei mais informações como essas. tks

  3. Então, Alexandre! Você também tem de aprender quando usar cada um desses Modal Verbs. Ou seja, tem de saber que ideias (significados) eles expressam. Por isso que há dicas relacionadas para quem quiser aprender mais continuar lendo sobre eles.

    Em todo caso, não é um bicho de sete cabeças. Não é um demônio como muitos imaginam. Se você aprender os usos de cada verbo – aprender naturalmente -, você tirará isso de letra sem nem perceber.

    🙂

  4. O used to, supposet to e have to tambem não são modal verbs? Voce poderia falar sobre eles?? E sobre o uso do might e do would? Obrigadoo

    1. Poliana,

      Há dicas aqui no site sobre o “used to” e o “be supposed to”, que são classificados como “semi modals”. Eu prefiro chamá-los de expressões! Fica mais fácil de entender e ninguém se preocupa com os termos usados pelos linguistas para se referir a eles.

      » Usando Be Used To, Get Used To e Used To
      » Gramática: O uso de BE SUPPOSED TO

      Sobre o “might” e “would”, há também dicas voltadas para o uso de cada um. Aliás, há dicas para praticamente todos os modal verbs aqui no site. Você poderá encontrá-las usando a ferramenta de busca que está no topo da barra lateral à direita.

      » Modal Verb Might
      » Como Usar Would em Inglês?

      😉

      1. Obrigado pela atenção e parabéns pelo site! É ótimo!

  5. Finalmente encontrei alguém que entende de verbo modal. São apenas 9. Estou com os meus alunos mostrando como tem erro na internet. PARABÉNS.

    1. Thanks, Wilson! Bom saber que a dica agradou a você e seus alunos! 😀

  6. Olá Denilso. Tenho uma dúvida. A expressão “could I help you” está incorreta? Se sim, porque?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

  7. Sou prof. de inglês e este site tem me ajudado bastante. Obrigada, amigo!

  8. Oi Denilso, na frase usada como exemplo “We should talk to her” eu poderia substituir o “to” por “with”?? Assim faria mais sentido pra mim. Essa dúvida está me matando rsrs

Botão Voltar ao topo