Sufixos em Inglês: ful e less
Nesta dica você aprenderá um pouco sobre dois sufixos em inglês: ful e less. Portanto, continue lendo para aumentar seu vocabulário em inglês ainda mais.
Antes, sem muitas tecnicalidades gramaticais, saiba que sufixo é algo que acrescentamos a uma palavra para modificar seu sentido. Em português, como exemplo, temos o sufixo -inho que serve para formar o diminutivo das palavras: homenzinho, carrinho, menininho, cantinho, shortinho, sapatinho, ladrãozinho, etc.
Os sufixos em inglês servem para a mesma coisas: alterar o sentido de uma palavra. Portanto, vale a pena aprender sobre os sufixos não só para melhorar o vocabulário em inglês, mas também para ajudar a interpretar um texto. Veja a seguir dois sufixos muito comuns em inglês: full e less
SUFIXOS EM INGLÊS: FUL
Esse sufixo veio da palavra “full”, que significa “cheio de”. Assim, a palavra “beautiful” é a junção de beauty (beleza) + full (cheio de); isto é, “cheio de beleza”, bonito, belo. Note ainda que o sufixo é escrito com apenas um L – ful – e não dois como no adjetivo – full.
Muitas vezes não dá para traduzirmos a nova palavra de forma tão direta. Mas, ao sabermos a ideia do sufixo temos grande chances de compreendermos o significado da palavra. Esse é o caso de “successful”.
Ela é formada com a palavra “success” (sucesso) e “full” (cheio de). Claro que não dá para traduzir como “cheio de sucesso”. No entanto, compreendemos a ideia de que se trata de alguém ou algo que alcançou o sucesso; ou seja, bem-sucedido, de sucesso.
No geral, as palavra formadas com o sufixo -ful passam a ideia de estar cheio daquilo que é dito. Veja mais exemplos:
» grateful = grato
» careful = cuidadoso, cauteloso
» thoughtful = pensativo; atencioso, amável
» colorful = colorido
» fearful = medroso
» faithful = fiel
» powerful = poderoso
» playful = brincalhão
» useful = útil
» wonderful = maravilhoso
» painful = doloroso
» skillful = habilidoso
» doubtful = duvidoso
» hopeful = esperançoso
SUFIXOS EM INGLÊS: -LESS
O sufixo -less serve para expressar ideia contrária do sufixo -ful. Assim, -less significa “menos”, “sem”.
Portanto, ao ver uma palavra como “homeless” você já sabe que se trata da palavra “home”, (casa, lar) e o sufixo -less (sem). Logo, “homeless”significa “ser lar”, “sem casa”; ou melhor, “sem-teto”.
Veja outros exemplos:
» colorless = sem cor
» careless = descuidado, negligente
» doubtless = indubitável
» hopeless = sem esperança, desesperançado
» useless = inútil
» powerless = impotente
» shameless = sem vergonha
» meaningless = sem sentido
» painless = indolor
» cordless = sem fio
» priceless = sem preço, não tem preço
» speechless = sem fala, sem palavra
» topless = sem a parte de cima (referindo-se à falta de vestimenta que cobre o tórax)
» stainless = sem mancha, inoxidável
» fearless = destemido
» faithless = infiel
» endless = sem fim, interminável
» wireless = sem fio
» worthless = que não vale nada, sem valor
Como você pode ver os sufixos em inglês -full e -less não são nada complicado. Para aprendê-los, basta se acostumar com as palavras, seus significados e seus usos. Assim, é só ir se acostumando.
That’s it for now! Take care!
Muito bom!!!
Obrigado pelas dicas. Está enriquecendo muito meu vocabulário! Thanks!
Oi Deniso, sou um grande fã seu. Muito interessante essa matéria sobre sufixo e prefixo. O aprendizado disso não facilitaria se só aprendermos como se fosse palavras novas para o nosso vocabulário em inglês? Por exemplo : maravilhoso, medroso, doloroso, quando aprendemos a falar essas palavras não pensamos que existe sufixo -Oso, só falamos com naturalidade. (Esse tipo de raciocínio aprendi com vc, adoro sua didática! Mas esse raciocínio pode ser aplicado à essa matéria de Full e Less?). Me corrija se eu estiver errado.
Obrigado 🙂