Need to do ou Need doing?

Depois do modal verb need devemos usar o próximo verbo com to ou ~ing? Ou seja, devemos escrever algo como need to do ou need doing? Se você tem dúvidas sobre esse assunto, continue lendo esta dica. Afinal, essa é uma das coisas que confunde muitos estudantes de inglês.

Para começar, vale dizer que need é um dos nove modal verbs em inglês. Caso queira saber um pouco mais sobre os modal verbs, assista ao vídeo “O que são modal verbs?” em nosso canal no Youtube. Você vai entender que essa coisa de modal verbs não é tão complicada o quanto parece.

Mas, é aí!? Quando devemos usar need to do ou need doing?

De modo geral, o modal verb need geralmente é seguido por um verbo com to. Para entender melhor, veja os exemplos abaixo:

  • They need to do something about it. (Elas precisam fazer algo a respeito.)
  • I need to change my tire. (Preciso trocar o pneu do carro.)
  • She needs to see you. (Ela precisa ver você.)
  • Do you need to talk about this right now? (Você precisa falar sobre isso agora?)
  • We don’t need to help them. You know that! (Não precisamos ajudá-los. Você sabe disso!)

Need to ou Need doing?Veja que em todos os exemplos acima, após o modal verb need, nós escrevemos o verbo seguinte com “to”: need to do, need to change, need to see, need to talk, need to help. Portanto, saiba que essa é a maneira mais comum de usar need em inglês.

No entanto, há um momento no qual podemos dizer need doing. Mas, não se preocupe pois isso é a coisa mais fácil que tem para se aprender sobre o uso do modal verb need. Vejamos!

Quando dizemos que algo precisa ser feito (need to be done), temos duas maneiras para expressar a ideia. Veja:

  • The TV needs to be fixed.
  • The TV needs fixing.

As duas formas estão corretíssimas e são comuns em inglês. No que diz respeito ao significado, não há diferença entre elas. Tratam-se apenas de maneiras diferentes para dizer a mesma coisa: a TV precisa ser consertada (ou, a TV precisa de conserto).

Essa forma com ~ing – need doing – só acontece quando podemos dizer que algo need to be done (precisa ser feito):

  • My room needs to be cleaned. » My room needs cleaning.
  • The screen needs to be adjusted. » The screen needs adjusting.
  • Her car needed to be washed. » Her car needed washing.
  • This T-shirt needs to be sewed. » This T-shirt needs sewing.
  • Does the piano need to be tuned? » Does the piano need tuning?
  • My cell phone needs to be recharged. » My cell phone needs recharging.
  • Maybe the filter needs to be cleaned. » Maybe the filter needs cleaning.

Jamais use essa estrutura – need doing – para se referir a algo que você vai fazer. Portanto, nada de dizer:

  • I need improving my English.

Nesse caso, não fará muito sentido. Pois é como se você estivesse dizendo “I need to be improved my English” (eu preciso ser melhorado meu inglês). Mas, saiba que você pode dizer assim:

  • My English needs improving.

Pois aí, seria como se você estivesse dizendo “My English needs to be improved” (meu inglês precisa ser aperfeiçoado, melhorado).

Para concluir, lembre-se:

  1. geralmente o modal verb é seguido por to: need to do, need to go, need to know, need to get etc.
  2. se puder trocar por need to be done, então você poderá trocar usar need doing

» Leia também: O uso de TO como preposições e infinitivo do verbo

That’s it! Acredito que agora você tirou suas dúvidas sobre quando usar need to ou need doing. Agora para ficar com isso na ponta da língua, você só precisa criar alguns exemplos e colocar isso realmente em prática. Portanto, keep learning! 🙂

Etiquetas

2 Comentários

  1. Denilso, desculpe minha ignorânica, mas os verbos quando estão em sua forma modal não é obrigatorio ser seguido por um verbo sem o TO? Alem disso, eu li em algum livro que não me recordo que o NEED só é usado como modal verb na negativa e interrogativa. Se bem que o livro é um pouco antigo tambem.rsrsrs

    1. Hello, Georgey! Isso seria verdade se o verbo NEED continuasse sendo um modal verb. De acordo com análises mais recentes do uso da língua inglesa (nas mais diferentes variantes), NEED perdeu a característica de um modal verb. Lembro-me que na década de 1990 – quando comecei a estudar inglês –, os livros incluíam NEED na lista de modal verbs; já por volta da década de 2000, as gramáticas mais recentes já o tratavam como um verbo normal.

      No entanto, de acordo com algumas gramáticas, NEED ainda mantém o seu aspecto de modal verb quando usado em linguagem mais formal: redação de textos jurídicos, contratos mais rebuscados e coisas do tipo. No geral, essas mesmas gramáticas dizem que cerca de 90% do tempo, NEED é usado como um verbo normal e, portanto, aquela velha história dele ser um Modal Verb pode realmente ser deixada de lado.

      ?

Botão Voltar ao topo