Quando usar ARE ou IS em inglês (com atividade)
Uma dúvida constante entre muitos estudantes de inglês básico é sobre quando usar ARE ou IS. Duas palavrinhas que você tem de se acostumar a usar bem para evitar erros bobs aos falar ou escrever em inglês. Portanto, continue lendo para aprender quando usar ARE ou IS.
Você certamente deve se lembrar de ARE e IS nas aulas de gramática da escola. Afinal, essas duas palavras são formas do famoso verbo to be no Present Simple. Mas, para evitar aquela longa lista de conjugação verbal, vamos tentar simplificar o assunto.
Primeiro, vejamos a palavra ARE, que pode significar “está”, “estão”, “estamos”, “é”, “são”, “somos”. E agora!? Como saber qual o significado de ARE em uma frase? Pelo contexto, claro! Para isso, basta observar o sujeito da oração. Se bem que isso você perceberá com o tempo e conforme for lendo e ouvindo inglês a cada dia. Seguem alguns exemplos:
- You are an amazing person. (Você é uma pessoa incrível.)
- You are not doing the right thing. (Você não está fazendo a coisa certa.)
- We are police officers. (Nós somos policiais.)
- We are at home. (Nós estamos em casa.)
- They are brothers. (Eles são irmãos.)
- They are studying Spanish. (Eles estão estudando espanhol.)
- Things are happening too fast. (As coisas estão acontecendo rápido demais.)
- My books are my treasure. (Meus livros são meu tesouro.)
- Her friends are not good company. (As amigas dela não são boa companhia.)
- Mike and Carol are at work. (Mike e Carol estão no trabalho.)
Deixando ainda mais fácil de entender, anote aí que você deverá usar ARE quando os seguintes pronomes forem o sujeito da oração: You, We, They. Ou quando estivermos falando de mais de uma pessoa ou coisa – ou seja, no plural (veja os quatro últimos exemplos).
» Leia também: Os Pronomes Pessoais em Inglês
Já a palavra IS é usada com o sentido de “está”, “é”. Sempre estaremos falando de uma só pessoa ou coisa. Vamos aos exemplos:
- He is not a dentist. (Ele não é dentista.)
- She is simply the best. (Ela é simplesmente a melhor.)
- It is amazing. (É incrível.)
- He is not here right now. (Ele não está aqui no momento.)
- She is tired. (Ela está cansada.)
- It is not broken. (Não está quebrado.)
- Mike is studying German. (O Mike está estudando alemão.)
- The dog is sick. (O cachorro está doente.)
- Sandra is in Madrid. (A Sandra está em Madrid.)
- The table is broken. (A mesa está quebrada.)
- Paul is maried to Maria. (O Paulo é casado com a Maria.)
- Melissa is an excellent teacher. (A Melissa é uma excelente professora.)
Como você pode ver, isso não é assim tão complicado o quanto parece. Tudo é uma questão de saber bem quando usar ARE ou IS com os sujeitos corretos. Isso você não aprenderá decorando regras e listas de palavras. Então, como aprender?
Para aprender bem quando usar ARE ou IS, você precisa apenas praticar e ir se acostumando aos poucos. Confesso a você que quando eu comecei a estudar inglês, eu não aprendi da noite para o dia. Foi preciso tempo e paciência para me acostumar com o uso dessas duas palavrinhas.
» Leia também: Usando o Pronome It em Inglês
Antes de encerrar, tenho de dizer que você tem de ficar atento com algumas frases em inglês para não errar. Uma dica para evitar o erro é sempre traduzir a frase para o português e assim você terá uma ideia melhor se deverá usar ARE ou IS.
- Who are you? (Quem é você? | Quem são vocês?)
- What are you doing? (O que você está fazendo? | O que vocês estão fazendo?)
- What is this? (O que é isto?)
- What is that? (O que é aquilo?)
- Why are they here? (Por que eles estão aqui?)
- Why are the kids crying? (Por que as crianças estão chorando?)
- Where’s your car? (Onde está o seu carro?)
- What color is your car? (Qual é a cor do seu carro?)
- How are you? (Como você está?)
De modo geral, você realmente aprenderá quando usar ARE ou IS conforme for se envolvendo mais e mais com a língua inglesa. Chegará um momento no qual você usará essas duas palavrinhas de modo tão natural que vai até ficar se perguntando como foi que você conseguiu fazer confusão com elas no começo. Portanto, continue estudando!
Para encerrar, segue abaixo uma atividade para você baixar e assim colocar em prática o que aprendeu sobre quando usar ARE ou IS em inglês. Bons estudos para você.
Olá Denilso. Espero que tivesses um bom natal.
Esta dica é bem escrita. Acho que a explicação simples é que “is” é usada no singular e “are” é usada no plural. Para estender os exemplos dados pelo autor, a frase “How are you?” pode ser a tradução de “como está você” ou “como estão vocês”, dependendo na pluralidade da palavra “you”, lembrando que “yous” iria ser visto como um uso muito inculto.
Tenho de dizer, no entanto, que acho que os falantes de português estão com sorte porque, em inglês, só temos uma forma do verbo “to be” e vocês não têm de se preocupar como se lembrar de maneiras diferentes para expressar a mesma coisa. Esta foi, é e continua a ser uma das coisas mais difíceis para aprender e então aperfeiçoar como um estudante de português.
Oops! Acabei de reler o texto e apercebi-me de que eu errei! O exemplo que dei é já incluido. Desculpe! Vou estar mais atento na próxima vez.