Chunks of Language | o que são e por que aprender?

O que são chunks of language? Qual o método dos chunks of language? Como aprender inglês com chunks of language? O que que quer dizer chunks of language?

Se você está em busca de informações sobre esse assunto, saiba que você está no local certo.

Afinal, eu – Denilso – tenho estudado os chunks of language no ensino e aprendizado de inglês desde 1997. Isso faz de mim, um dos pioneiros e maiores autoridades sobre chunks of language no Brasil.

Portanto, siga lendo para aprender o que são e por que é importante aprender inglês com chunks of language.

O que são Chunks of Language?

O que são Chunks of Language

Se traduzirmos ao pé da letra, chunks of language significa “pedaços de língua” ou ainda “blocos da língua“. Mas, é claro que isso não ajuda muito, não é mesmo? Então, o melhor a fazer é entender a ideia.

De modo bem simples, chunks of language são grupos com duas ou mais palavras encontrados com frequência dentro de uma língua e portanto usados de modo natural do jeito que são.

Linguistica e tecnicamente falando, nós costumamos identificar diferentes tipos de chunks of language. Mesmo tendo um artigo bem completo sobre esses tipos aqui no blog, compartilho com você um resumo para começar a entender melhor.

Fixed Chunks

Esses são também chamados de sentenças fixas. Recebem esse nome pois não sofrem mudanças em sua ordem. Alguns exemplos são:

  • You’re welcome! (De nada!)
  • What do you mean? (Como assim?)
  • Go figure! (Vai entender!)
  • I’m sorry! (Sinto muito!)
  • Just a moment! (Só um momento!)
  • I don’t think so. (Eu acho que não.)
  • How are you doing? (Como você está?)

Enfim, são vários os exemplos de fixed chunks.

Alguns desses são usados em contextos específicos e outros são usados em vários contextos. Há autores que chamam esses tipos de chunks de institutionalized sentences. Mas, vamos deixar esse detalhe de lado.

Semi-fixed Chunks (básico)

Essas são sentenças semi-fixas que podem ser mudadas de acordo com o que a pessoa pretende dizer. Essa alteração é simples e podemos usá-la para criar várias outras frases.

Um exemplo bem básico é “What’s _____ name?” que no espaço em branco pode ser completado com o que desejamos perguntar:

  • What’s your name? (Qual o seu nome?)
  • What’s his name? (Qual o nome dele?)
  • What’s her name? (Qual o nome dela?)
  • What’s his father’s name? (Qual o nome do pai dele?)
  • What’s her husband’s name? (Qual o nome do marido dela?)

Esse semi-fixed chunks podem ficar mais “complicados” conforme você for aprendendo mais e mais inglês.

Semi-fixed Chunks (intermediário e avançado)

Chunks of Language

Por exemplo, “If I were you, I’d…” (Se eu fosse você, eu…) que tem uma estrutura gramatical considerada de nível intermediário e é preciso um pouco mais de vocabulário (léxico) para completar a ideia:

  • If I were you, I’d never do that. (Se eu fosse você, eu jamais faria isso.)
  • If I were you, I’d talk to them. (Se eu fosse você, eu iria falar com elas.)
  • If I were you, I’d study for the exam. (Se eu fosse você, eu estudaria para a prova.)
  • If I were you, I’d find a way to help John. (Se eu fosse você, procuraria um jeito de ajudar o John.)

Os exemplos dados acima são apenas uma gota no oceano. Pois, essa ideia de chunks of language vai muito além de sentenças fixas e semifixas. Podemos ainda colocar collocations, idioms, phrasal verbs, polywords e outros tipos de chunks of language que fazem uma grande diferença no modo como aprendemos inglês.

Por que aprender chunks é importante?

Pesquisas recentes na área de aquisição de uma outra língua mostram que os chunks of language ajudam no desenvolvimento da fluência. Ou seja, ao invés de ficar decorando regras gramaticais e palavras soltas, o desenvolvimento da fluência ocorre com a quantidade de chunks que você aprende.

Em outras palavras você começa a falar inglês naturalmente sem a necessidade de decorar regras gramaticais e ficar encaixando palavras soltas dentro dessas regras.

Desenvolvendo Speaking , Listening e Pronúncia

Quando eu entendi a ideia de chunks of language e comecei a aplicá-la em meus estudos de inglês, meu inglês melhorou muito. O aprendizado de chunks ajudou minha memória a encontrar mais rapidamente o que eu pretendia dizer. Isso fez com que meu speaking melhorasse de modo considerável.

» Leia também: A Memória no Aprendizado de Inglês

Meu listening também se desenvolveu. Pois, ao assistir a um filme ou seriado e ao ouvir uma música, eu não ficava mais tentando identificar palavras soltas. O meu ouvido ia se acostumando com os chunks e isso me ajudava a compreender melhor tudo o que eu ouvia.

Como eu aprendia o conjunto de palavras, minha pronúncia também ficou mais fluída. Afinal, eu não precisava pronunciar as palavras isoladamente; na verdade, eu pronunciava os chunks e isso dava mais naturalidade ao meu jeito de falar inglês.

Adquirindo a Gramática Natural

Um grupo de pesquisadores do MIT notou que o aprendizado de chunks of language ajuda também no desenvolvimento gramatical. Nesse caso, é preciso diferenciar a gramática normativa (aquela dos livros e atividades) e a gramática de uso (o modo como as pessoas falam no dia a dia).

Quando você aprende chunks of language, você naturalmente vai aprendendo a grmática. Isso sem ficar fazendo análises e dando nomes às regras: Present Perfect, Gerund, Passive Voice, Past Simple, Past Participle, etc. Você simplesmente aprende a usar a língua.

Enfim, os benefícios de se aprender inglês com a ajuda das ideias dos chunks of language são grandiosos. O modo de aprender inglês fica mais divertido, dinâmico, rápido e interessante. O estudante não fica fazendo atividades de regras gramaticais e listas de palavras soltas. Com os chunks of language o aprendizado de inglês atinge outro nível.

Conclusão

Aprender chunks of language muda por completo o modo como você aprende inglês e desenvolve todas as habilidades: speaking, listening, reading e writing.

Portanto, trata-se de algo que você deve aprender bem sobre o que se trata e como aprender cada vez mais e mais.

Aqui no Inglês na Ponta da Língua, há livros, ebooks e cursos sobre o assunto. Portanto, acompanhe nossas dicas para ficar por dentro deste universo e, assim, aprender inglês de verdade.

Até a próxima.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo