Curso de Conversação em Inglês: o que é e como faz?

Curso de conversação em inglês!? Aulas de conversação em inglês!? O que é isso? Como é um curso de conversação em inglês? Será que existe um curso de conversação em inglês? O que isso significa? Vamos falar um pouco sobre isso tudo e, claro, esclarecer algumas coisas.

O que é conversação?

Se buscarmos essa palavra em um dicionário, encontraremos a seguinte definição: “ato ou efeito de conversar, de estar numa conversa com alguém”. Portanto, conversação é sinônimo de bate papo, diálogo, conversa. Quando eu bato papo com alguém, eu estou tendo uma conversação.

Isso a gente já sabe! Nem precisava do dicionário, mas aí entra a pergunta a seguir.

O que é conversação em inglês?

Ainda com a ajuda do dicionário, aprendemos que conversação é também a “prática ou aula que, no ensino de uma língua estrangeira, se volta principalmente para a expressão oral”. Logo, ao aprender inglês, temos de praticar (e ter aulas) voltadas para o bate papo. Temos de aprender a dialogar com as pessoas. Temos de aprender a fazer e responder perguntas, expressar opiniões, dar ideias, sugerir coisas, pedir informações, descrever pessoas, fazer compras, aceitar, fazer e recusar convites, etc.

Quando a professora faz uma atividade na qual os estudantes devem conversar entre si – fazendo uso do conteúdo que ela ensinou –, os alunos estão tendo aulas de conversação em inglês. Eles estão aprendendo a bater papo, a dialogar.

Aulas de conversação em inglês: um exemplo

Quando estamos no nível básico de inglês, nós aprendemos a fazer algumas perguntas e também como respondê-las. As mais famosas são:

  • What’s your name?
  • My name’s …
  • How old are you?
  • I’m … years old.
  • Where are you from?
  • I’m from…
  • What do you do?
  • I’m a/an… [profession]
  • Do you have any brothers or sisters?
  • Yes, I do. | No, I don’t.

A professora ensina a pronúncia e o uso dessas frases. Ao longo do tempo, os alunos vão aprendendo mais e mais perguntas e respostas – bem como outros conteúdos – e vão assim ampliando o poder de conversação em inglês. Isso acontece sempre que os alunos são colocados em duplas, trios ou grupos e devem dialogar fazendo uso de perguntas e respostas.

As aulas de conversação em inglês funcionam assim. E com o tempo vão ficando mais, digamos, complicadas. Os alunos terão várias aulas de conversação em inglês para assim aprenderem a conversar com as pessoas em inglês.

Curso de conversação existe?

Com certa frequência, ouço pessoas dizendo que querem um curso de conversação de inglês. Alguns dizem que não querem estudar em escolas de idiomas (CNA, CCAA, Cultura Inglesa, Wizard, Wise up, etc.) pois essas escolas não ensinam conversação. Essas pessoas querem só um curso de conversação em inglês e nada mais.

Se você busca por algo assim, sinto informar que não existe um curso de conversação em inglês. Pelo menos, não da forma como você sonha! E se alguém estiver vendendo um curso com esse nome, desconfie!

Por que eu digo isso?

Para ser capaz de manter uma conversa em inglês, você deve aprender sentenças (frases), expressões, gramática de uso (não estou me referindo a regras e termos gramaticais), palavras, collocations, fillers, pronúncia (não só os sons da língua inglesa, mas também entonação, ritmo, linking sounds, reduções, etc.).

Portanto, todo curso de inglês – seja em uma escola tradicional ou online e mesmo um professor particular – terá aulas que ajudarão você a desenvolver sua habilidade de conversar em inglês. Se você espera ter uma aula na qual seja só bate papo, ela não existe.

Alguns cursos de inglês se baseiam em um método no qual os professores ficam fazendo perguntas e mais perguntas aos alunos. Esses por sua vez devem responder de acordo com o que aprendem. Embora alguns dizem que isso é um curso de conversação, não é. Trata-se apenas de um curso de inglês baseado no método direto. Nele tudo é em inglês: explicações, atividades, exercícios, tira dúvidas e tudo mais. Antes de você começar a realmente conversar (trocar ideias), você tem de entender (aprender) o que está sendo passado para você. Portanto, não se iluda!

Conversação é um processo

Caso você esteja deixando de estudar em uma escola só porque deseja ter aulas de conversação em inglês, você não vai aprender inglês tão cedo.

Aprender a conversar em qualquer língua – inclusive em nossa língua materna – é um processo contínuo. Trata-se de algo que é construído com a série de conhecimentos que vamos adquirindo conforme nos envolvemos com a língua inglesa dia após dia.

Para isso você pode estabelecer objetivos e criar estratégias para alcançá-los. Aqui no Inglês na Ponta da Língua, já escrevi sobre várias coisas que eu fazia para alcançar a fluência em inglês. Eu não ficava só estudando a gramática e decorando palavras. Eu fazia algumas coisas meio loucas para ficar com o inglês na ponta da língua. Ou seja, desenvolver meu speaking em inglês.

  • Eu falava sozinho
  • Eu resumia oralmente e em voz os textos que lia
  • Eu decorava diálogos e tentava repeti-los da melhor maneira possível
  • Eu fazia mini discursos por cerca de 30 a 60 segundos
  • Eu falava com um amigo imaginário

Tudo isso – e outras coisas mais – eu fazia com o objetivo de melhorar (desenvolver) minha conversação em inglês (minha competência comunicativa falada). Eu não esperava um americano (ou um britânico, canadense, australiano…) cair do céu para que eu finalmente pudesse conversar em inglês. Eu simplesmente me preparava para quando a hora chegasse, assim eu não passaria vergonha (mesmo me preparando, eu passei várias vergonhas!).

Como fazer um curso de conversação em inglês online?

Dias atrás, perguntaram como os participantes dos meus cursos praticam a conversação em inglês online. Conversam por vídeo conferência? Batem papo via Skype? Usam o WhatsApp?

A resposta é muito simples: qualquer pessoa que queira aprender a conversar em inglês vai praticar de qualquer jeito. Ela colocará em prática as dicas dadas acima e muitas outras. Ou seja, cabe a cada um criar suas estratégias para praticar o que está aprendendo.

Claro que todo mundo pode praticar via Skype, vídeo conferência, Cambly, Zoom ou qualquer outra ferramenta do tipo. Mas, se não tiver isso no momento, o estudante deve se virar para praticar o que está aprendendo. Quem realmente quer aprender a conversar em inglês vai fazer de tudo para falar em inglês. Não dá para ficar sentado esperando que alguém surja e ajude.

Aproveite e assista à aula 6 Dicas Para Praticar a Conversação em Inglês Mesmo Estudando Sozinho. Tem material (ebook e áudios) para baixar de graça e já começar hoje mesmo.

Lembre-se: não existe um curso de conversação em inglês perfeito e específico para cada pessoa. Cabe a você fazer seu próprio curso de conversação em inglês. Prepare-se! Faça sua parte! Assim, quando surgir a oportunidade de falar com alguém ao vivo e à cores, você poderá se arriscar e assim aprender ainda mais.

Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios