Phrasal Verb WORK UP: o que significa?

Qual o significado do phrasal verb WORK UP? Qual a tradução do phrasal verb WORK UP?

Nesta dica você vai aprender os principais significados de WORK UP. Portanto, Continue lendo!

Mas, antes, quero convidar você para ouvir o podcast no qual eu falo somente sobre phrasal verbs. Caso ainda não tenha ouvido, vá até a dica Phrasal Verbs: entenda e aprenda de uma vez por todas. Assine aos podcasts do Inglês na Ponta da Língua no Spotify, Google Podcast ou iTunes. Assim, você aprenderá muito mais comigo.

Dito isso! Vamos ao que interessa!

Phrasal Verb WORK UP

Para começar, saiba que o phrasal verb WORK UP não tem apenas um significado. Portanto, é preciso prestar bem a atenção nos contextos em que ele aparecer.

Minha dica certeira para você é que você se acostume com o modo como ele é usado com outras palavras – collocations. Isso ajudará você a entender melhor cada um dos seus significados e usos.

WORK UP (1)
Phrasal Verb WORK UP

Assim, anote aí que WORK UP significa desenvolver um estado físico ou mental que você sente muito, isso depois de certo esforço ou tempo.

Por exemplo, podemos falar em “work up a reputation”, cujo significado é “aumentar a reputação pouco a pouco” ou “desenvolver a reputação pouco a pouco“. Também podemos falar em “work up the appetite“, “abrir o apetite“.

Veja logar a sentença abaixo:

  • It’s strange, but I can’t work up any enthusiasm for going on this trip.

Agora temos a combinação “work up any enthusiasm“, que podemos traduzir como “se animar muito” ou ainda “criar muita expectativa“. Assim, a tradução da sentença acima é:

  • É estranho, mas eu não consigo me animar muito com essa viagem.
  • É estranho, mas eu não consigo criar muita expectativa com essa viagem.

Outra combinação é “work up a rebellion“, que significa “instigar uma rebelião“, “provocar uma rebelião” ou “provocar uma rebelião“:

  • The was one occasion when they sort of worked up a rebellion against the Principal. (Houve um momento no qual eles começaram um rebelião contra o Diretor.)
WORK UP (2)

Em outros momentos, work up significa apenas desenvolver, elaborar. Isso quando estivermos falando de projetos, ideias, diretrizes, etc. Veja os exemplos:

  • I’d like you to work up the next set of guidelines. (Eu gostaria que você desenvolvesse o próximo conjunto de diretrizes.)
  • I sketched the layout of a prototype store and worked up a business plan. (Fiz um rascunho do esquema de uma loja experimental e desenvolvi um plano de negócio.)
  • They asked me to work up some sample drawings and bring them down. (Pediram para que eu desenvolvesse uns desenhos de amostras e os apresentasse.)
  • Sandra will try to work up a sketch by Friday. (A Sandra vai ver se elabora um esboço até sexta-feira.)
WORK UP (outros significados)

WORK UP é um phrasal verb tão cheio de usos que temos sempre de observarmos as palavras próximo a ele. Só assim seremos capazes de entender.

Claro que isso você desenvolve com o tempo. Ou seja, não aprenderá tudo de uma só vez. Leva tempo!

Um outro exemplo para mostrar isso é que ele também significa “examinar“, “avaliar“. Isso sempre no contexto médico. Veja:

  • The doctor worked the patient up thoroughly in her attempts to find the source of the problem. (A médica examinou o paciente dos pés à cabeça na tentativa de encontrar a causa do problema.)
  • The doctors worked up a patient profile before making their diagnosis. (Os médicos avaliaram o perfil do paciente antes de dar um diagnóstico.)
  • The staff worked up three patients for surgery that morning. (A equipe examinou 3 pacientes para cirurgias naquela manhã.)

Minha dica final é que para aprender bem o significado de WORK UP, você precisará sempre pesquisar em bons dicionários.

Eu confesso aqui que enquanto escrevia esta dica, aprendi usos que eu ainda não conhecia do phrasal verb work up. Portanto, não se desespere. Mantenha a paciência e de pouquinho em pouquinho, você certamente aprenderá mais e mais sobre ele.

That’s all for now, guys! Take care and keep learning!

» Fontes:

Etiquetas
Botão Voltar ao topo