O que é Inglês com PNL? É possível aprender inglês com PNL?
Aprender inglês com PNL. PNL para falar inglês. Método PNL para aprender inglês. Técnicas de PNL para aprender inglês. Inglês com PNL.
Tudo indica que após anos e anos, o termo PNL tem voltado com força entre aqueles que vendem cursos de inglês online.
Tem curso de pronúncia do inglês com PNL. Tem curso básico de inglês com PNL. Tem preparatório para exames de proficiência com PNL.
Tem de tudo!
Mas, as perguntas são: o que é PNL? PNL é método e abordagem de ensino de inglês? é possível aprender inglês com PNL?
Siga lendo – ou assista ao vídeo – para entender isso tudo.
1️⃣ O que é PNL?
PNL é a sigla para Programação NeuroLinguística. Em inglês, falamos NLP, NeuroLinguistic Programming.
As ideias que levaram a essa teoria tiveram início na década de 1970, na University of Santa Cruz, onde Richard Bandler, estudante de psicologia, juntou-se ao Dr. John Grinder, professor de linguística, para estudar pessoas que eles consideravam comunicadores de excelência e agentes de mudança.
Para conduzir seus estudos, eles tiveram como base as teorias de três renomados psicoterapeutas: Virgina Satir (Terapia Familiar Conjunta), Fritz Perls (Psicologia da Gestalt) e Milton Erickson (Hipnoterapia Crítica). Já no campo da Linguística, eles usaram algumas teorias de Noam Chomsky e Alfred Korzybski.
O objetivo deles era identificar, aprender e copiar o comportamento de pessoas que conseguiam se comunicar de maneira eficiente e assim mudar (influenciar) o comportamento das demais pessoas
Por meio de suas observações, eles notaram que a linguagem corporal, a mentalidade positiva, o uso de palavras (frases, expressões) mais positivas (assertivas), inteligência emocional (empatia e simpatia), autoconhecimento e coisas assim eram comuns entre as pessoas estudadas.
Juntando isso tudo, eles criaram um modelo terapêutico no qual podiam ajudar outras pessoas a obter resultados iguais às pessoas de sucesso. Para isso, os pacientes precisariam aprender a modelar (copiar, imitar) os comportamentos, as atitudes, os pensamentos das pessoas de sucesso. Ou seja, se o paciente agisse como as pessoas de sucesso, ele também alcançaria o sucesso desejado.
O nome dado para esse modelo terapêutico foi Programação NeuroLinguística (PNL). Afinal, o paciente poderia ter seu cérebro programado a partir de palavras (frases) e comportamentos mais positivos para melhorar sua vida e atingir seus objetivos.
2️⃣ PNL é método ou abordagem de ensino de inglês?
Cerca de 20 anos atrás, uma grande franquia de ensino de inglês fazia seu marketing dizendo que seu método era baseado na PNL.
Como o termo PNL na época fazia muito sucesso no mundo corporativo por meio de treinamentos, palestras, workshops, etc., o uso do termo PNL para atrair estudantes de inglês era uma grande sacada.
Assim, muita gente acreditava que PNL era um método ou abordagem para ensino de inglês.
A verdade é que PNL NÃO é nem NUNCA FOI método ou abordagem para ensino de inglês.
Então, isso significa que quem usa PNL como método ou abordagem de ensino está tentando enganar o povo?
Não! Nada disso!
3️⃣ Inglês com PNL: é possível aprender?
A PNL possui conceitos e estratégias que podem ser usadas no ensino de inglês. Na verdade, e bem provável que você – professor de inglês – até já faça uso de estratégias que têm como base a PNL.
Por exemplo, quando a professora pede aos alunos para fazer shadowing, ela pode não saber mas essa é uma estratégia da PNL conhecida como modelling (modelagem). Ao tentar repetir um diálogo em inglês da mesma forma como é dito, os alunos estão imitando um falante de sucesso (modelo) e “programando” o cérebro para fazer igual e assim atingir o mesmo resultado (ou o mais próximo possível dele).
Quando o professor conta a história de como ele aprendeu inglês e as estratégias que usou, ele está servindo de modelo para que seus alunos façam o mesmo (imitem seu comportamento) e assim aprendam também.
Ao criar uma conexão com seus alunos deixando o aprendizado mais leve, descontraído, harmonioso, a professora está criando rapport, que é uma das ideias centrais dentro da PNL. O mesmo ocorre quando a professora se coloca no lugar do aluno para entender suas frustrações, medos, dificuldades e busca por soluções justamente com o aluno.
Diante de tudo isso é possível dizer que a PNL possui conceitos e estratégias que complementam a prática de ensino.
Não há nada na PNL que seja desfavorável aos métodos e abordagens de ensino de inglês que seguem linhas comunicativa e humanística.
Logo, conhecer a PNL pode contribuir para que o professor de inglês amplie seu repertório de estratégias e técnicas de ensino.
4️⃣ Por fim…
Claro que ninguém vai aprender inglês com PNL apenas!
O professor precisa fazer uso de outras teorias, conceitos, ideias, estratégias, etc., para conduzir suas aulas de modo que ajudem os alunos a alcançar seus objetivos.
O resumo dessa conversa toda é que a grande maioria dos profissionais de ensino de inglês certamente usam uma coisa ou outra de PNL em seus trabalhos sem nem saber que estão usando.
Ou seja, a PNL está inclusa nas aulas de inglês sem que nem saibam disso. Logo, não se trata de uma grande novidade dos tempos atuais. Afinal, alguns de seus conceitos e estratégias já estão presentes na sala de aula de idiomas há muito tempo.
That’s all for today, guys!
Take care and keep learning!