Você sabe o que é Narrow Reading?

Não sei se você é fã de Steve Jobs ou não. Mas, como ele será a notícia do dia de hoje, pensei “por que não escrever algo a respeito desse sujeito que simplesmente revolucionou o mundo da tecnologia?“.

O problema é que quando alguém muito famoso passes away (falece, morre), todos os outros blogs e sites têm ideias parecidas. O jeito então é reinventar as coisas e procurar fazer diferente. Assim, pensei: que tal você aproveitar e ler em locais diferentes aquela que está sendo a notícia do dia: a vida, a morte e a influência de Steve Jobs no mundo?

No ensino de línguas nós trabalhamos com algo chamado de narrow reading. Um nome estranho para algo simples. Narrow reading refere-se ao fato de você ler vários textos relacionados a um só assunto. As vantagens do narrow reading são as seguintes:

[list type=”arrow2″]

  • Você aprende o vocabulário (chunks of language, collocations, expressões, estruturas, palavras, etc.) relacionadas ao tema;
  • Você reencontra (revisit) o vocabulário em vários locais diferentes e acaba fixando tudo na memória sem muito esforço (de modo natural);
  • Você fica por dentro de um assunto específico e se tiver de falar ou escrever a respeito, as palavras, expressões, combinações, estruturas, etc., sairão naturalmente. Isso significa que você se torna fluente, so to speak, naquele assunto.
[/list]

Narrow Reading

Portanto, que tal colocar a ideia de narrow reading a partir de hoje? Nesse caso, a sugestão é ler em locais (sites) diferentes os textos sobre Steve Jobs. Para ajudar, indico abaixo alguns textos que servirão de guia para você:

  • Steve Jobs Death Mourned at Apple Store in Sherman Oaks
  • Steve Jobs: ‘Death Is the Single Best Invention of Life’
  • With Apple co-founder Jobs’ death, the world loses a tech visionary
  • Apple says company co-founder Steve Jobs has died
  • Steve Jobs ‘died peacefully’: Family says
  • Apple says company co-founder Steve Jobs has died
  • Steve Jobs ‘died peacefully’
  • Apple co-founder Steve Jobs died at age 56

Conforme você ler esses textos, notará que muitas palavras (expressões, sentenças, collocations, chunks, etc.) se repetem com frequência. Essa repetição e reencontro em textos diferentes ajuda você a memorizá-las.

Para ficar mais interessante, anote essas palavras (collocations, chunks, etc.) repetidas em um Lexical Notebook bem como as sentenças nas quais elas aparecem. Fazendo isso, você certamente aprenderá muita coisa sem perceber; assim quando tiver de falar sobre algo parecido as palavras estarão na ponta da língua.

Você pode fazer narrow reading com assuntos do seu interesse: política, esportes, moda, celebridades, veterinária, petróleo, contabilidade, investimento, etc. Mas, não fique sempre bitolado em um assunto; afinal, é preciso saber sobre outros assuntos também para nunca se sentir um peixe fora da água nas conversas com os amigos.

Essa é a dica de hoje! Caso queira ler mais sobre o assunto, leia a dica “O Que é Narrow Reading?

4 Comentários

  1. sempre ouvi essas palavras e nunca soube o que realmente significava , obrigado por esclarece-las amigo !!!!

  2. GOSTARIA DO SEU EMAIL PARA FAZER ALGUMA PERGUNTAS FORA DO ASSUNTO DE HOJE

  3. Webstter,Há no rodapé da página (dê uma olhada aí) uma barra verde com uma série de meios para entrar em contato comigo: Email, Facebook, Twitter, etc.Denilso

Botão Voltar ao topo