Aprenda Inglês com Músicas de Taylor Swift
Aprender inglês com músicas é uma das formas mais naturais e eficazes de aumentar o vocabulário, memorizar expressões e praticar estruturas da língua sem esforço. Afinal, músicas estão presentes no nosso dia a dia — no carro, no trabalho, na academia, no transporte público. Ou seja, o aprendizado acontece de maneira leve e constante.
A professora Vivian Bispo, tradutora, intérprete e estudante de Letras, compartilha uma dica prática usando a música “I Knew You Were Trouble”, de Taylor Swift, para mostrar como as músicas podem transformar sua experiência de aprendizado em inglês.
O que Você Pode Aprender com Taylor Swift

Logo no título da canção já aparece uma estrutura poderosa: “I knew you were…”. Veja como você pode expandir isso em diferentes contextos:
- I knew you were rich. (Eu sabia que você era rico.)
- I knew you were my best friend. (Eu sabia que você era meu melhor amigo.)
- I knew you were a singer. (Eu sabia que você era um cantor.)
Perceba como é possível aprender chunks of language (blocos de linguagem prontos para uso), em vez de apenas palavras soltas.
Expressões Úteis da Música
- Once upon a time → “Era uma vez…” (expressão típica de contos de fada).
- A few mistakes ago → “Alguns erros atrás / no passado”.
- Ex.: some years ago, a week ago, a few days ago.
- I guess… → usado para dar opinião com incerteza.
- Ex.: I guess you’re right. (Acho que você tem razão.)
- Shame on me! → “Que vergonha!”, “Que papelão!”
- Put somebody down → “humilhar alguém”.
- Ex.: Why do you put us down all the time?
Inglês com Músicas: Passo a Passo
- Escolha uma música de que você gosta.
- Leia a letra e marque vocabulário interessante.
- Crie exemplos próprios com essas expressões.
- Escute a música diversas vezes para fixar naturalmente.
Esse método faz com que seu cérebro associe palavras a contextos reais, acelerando sua fluência.
Professores de Inglês: Dica Especial
Se você é professor e quer transformar suas aulas em experiências comunicativas e envolventes, aprender a usar músicas, chunks of language e abordagens modernas pode ser o diferencial que seus alunos procuram.
É exatamente isso que você encontra no curso exclusivo Lexical Teacher:
- Uma formação prática para professores de inglês;
- Foco em Lexical Approach e Communicative Language Teaching;
- Estratégias para usar chunks em sala de aula de forma criativa;
- Pertencimento a uma comunidade de professores inovadores.
👉 Inscreva-se no Lexical Teacher e faça parte do grupo seleto de professores que estão revolucionando o ensino de inglês no Brasil.
Conclusão
Aprender inglês com músicas não é apenas divertido, mas também altamente eficaz para enriquecer o vocabulário e praticar estruturas de forma natural. Experimente aplicar essa técnica e, se você é professor, dê um passo além: descubra como transformar sua carreira e suas aulas com o Lexical Teacher.
MUITO OBRIGADO! Ajudou muuuuuito !!!
Muito bom a dica! Amo músicas
Com relação a ler textos não tenho encontrado dificuldades;porém entender conversação esta sendo meu objetivo maior.
Ouço emissoras de radio em ingês, atualmente ouço a http://www.bbc.com e a EWTN mas não estou sentindo evolução;estou pensando na Speak Up – Revista.Gosto de ouvir musicas a bbc toca musicas excelentes mas não consigo entender o nome das musicas anunciadas.
Vocês tem algumas dicas para mim entender a conversação e continuar meu progresso.
Abraços a todos!
Eu senti uma grande evolução na minha compreensão do inglês falado assistindo vídeos do A. J. Hoge ( Effortless English) no youtube. Além de ele falar de maneira mais completa, utilizando todas as letras das palavras, ele se expressa gestualmente o que me auxilou a entender muitas palavras. Experimente!
Outra forma que eu venho me aprimorando para entender é assistir vídeos do TED.
Abraços
desculpe, mas na minha modesta opiniao, musica, e pior maneira de se aprender novos vocabularios ou ingles em geral.
Antonio, hoje em dia eu concordo com sua opinião. Confesso que as músicas da atualidade – em inglês mesmo – são simplesmente ridículas, não possuem conteúdo (uma história coerente), contêm erros gramaticais que confundem os alunos e os fazem achar que aquilo é o certo e o professor é o errado. Assim, os cantores conseguem acabar com um recurso interessante de ensino/aprendizado. Enfim, concordo com sua opinião em quase todos os sentidos. 🙂