O que são Conditional Sentences?

O que são Conditional Sentences? Para que servem? Quais os principais tipos? Continue lendo para aprender!

O que são conditional sentences?

Conditional Sentences (orações condicionais em inglês) são sentenças (frases) que expressam uma condição. Ou seja, quando conversamos com alguém ou escrevemos algo, nós podemos falar/ escrever sobre condições. Para ficar mais fácil, veja a sentença abaixo:

» Se você quiser, eu posso agendar uma reunião.

Na verdade, o que temos acima são duas sentenças: 1) se você quiser; 2) eu posso agendar uma reunião. Note que a primeira sentença – se você quiser – está expressando uma condição e a segunda é o resultado da condição expressa na primeira. Isto é, se tal fato acontecer (condição), o fato tal acontecerá (resultado).

Esse tipo de estrutura gramatical é o que chamamos na gramática da língua inglesa de Conditional Sentences. Muita gente acha que esse assunto se refere apenas apenas àquelas sentenças nas quais usamos a palavra “if” (if-clauses):

  • If you study, you’ll pass the exam. (Se você estudar, você passará na prova.)
  • If you studied, you would pass the exam. (Se você estudasse, você passaria na prova.)
  • If you had studied, you would have passed the exam. (Se você tivesse estudado, você teria passado na prova.)

O Que São Conditional Sentences?

Sim, sentenças com if são exemplos de Conditional Sentences. Mas, em inglês, as Conditional Sentences não se limitam apenas à sentenças com if.

Outras palavras como unless, provided e até expressões como even if, if only, happen to e outras são também usadas para expressar condições e, portanto, acabam fazendo parte do universo das Conditional Sentences. Vamos falar sobre cada uma dessas palavras e expressões em outras dicas. Afinal, o objetivo aqui é ajudar você a entender o que são Conditional Sentences.

Por enquanto, espero que você tenha entendido que este assunto refere-se a um tipo de estrutura gramatical da língua inglesa que expressa uma condição (se a condição A acontecer, fato B será o resultado).

Tipos de Conditional Sentences

São quatro os tipo de Conditional Sentences em inglês. Você poderá saber mais sobre elas clicando nos links abaixo.

Acho que agora você já tem uma ideia geral sobre o que são Conditional Sentences. Veja que não é nada tão complicado assim. Basta se acostumar com cada tipo de sentença, o uso correto das palavras e você certamente estará com esse assunto na ponta da língua mais cedo do que imagina.

Até a próxima! 😉

Etiquetas

5 Comentários

  1. Claro, objetivo, como deve ser. Agora eu também sei na Ponta da Língua. Obrigado!

    1. Que bom, Luiz! Sinal de que a dica o ajudou da forma como você queira! 🙂

Botão Voltar ao topo