Content Words e Function Words: o que são?

Content Words e Function Words é um dos conceitos mais importantes dentro dos estudos de pronúncia do inglês. Se você nunca ouviu falar sobre isso, recomendo que leia esta dica. Nela você aprenderá o que são Content Words e Function Words e também a importância disso na pronúncia da língua inglesa. Enfim, algo que você deve saber a respeito se quer dar alguns passos a mais para ficar com o Inglês na Ponta da Língua.

Aprenda mais sobre a pronúncia do inglês com o ebook Pronúncia Básica do Inglês (pdf e áudio). Nele você encontra todos os sons da língua e também aprende sobre as dificuldades de pronúncia que os brasileiros têm e como superá-las. Clique no botão abaixo para saber mais.

Content Words

As content words são as palavras mais importantes em uma sentença. São elas que expressam a ideia daquilo que pretendemos dizer e, portanto, não podem ficar de fora. As content words são as palavras que passam o significado e a informação com clareza. Seja isso ao falarmos ou escrevermos algo.

Geralmente, verbos principais, substantivos, adjetivos e advérbios são content words. Afinal, são essas palavras que deixam claro o que alguém quer dizer. Para exemplificar isso, veja a sentença abaixo:

  • My father went to the hospital.

As palavras father, went e hospital são as palavras importantes na sentença. Sem elas a frase ficaria sem sentido. Afinal, se alguém falar

  • Father went hospital

Content Words e Function WordsA gente até entende o que a pessoa quer dizer. Mas, se ao invés disso, ouvirmos:

  • My … … to the …

Certamente ficaremos sem entender o que a pessoa está querendo dizer com isso.

Portanto, anote aí que as content words são sempre as palavras que sustentam todo o significado dentro de uma sentença. São as palavras que deixam claro o que está sendo comunicado.

Function Words

As function words, por sua vez, são as palavras que nos ajudam a conectar as informações importantes. São as palavras que deixam nossas sentenças gramaticalmente corretas. Se deixadas de fora em uma sentença, a gente até consegue entender o que está sendo dito. Afinal, elas nem sempre servem para passar a ideia central do que está sendo dito.

Na sentença acima – my father went to the hospital –, as palavras my, to e the são palavras que conectam as palavras mais importantes e deixam a sentença mais coerente. Logo, elas são as function words da sentenças.

Geralmente, pronomes, determiners, conjunções, preposições e verbos auxiliares são function words. Com elas a comunicação fica mais clara do ponto de vista gramatical; mas, mesmo que elas não estejam presentes na sentenças, nós conseguiremos ter uma ideia do que está sendo comunicado. A sentença abaixo – dita em um contexto específico – é fácil de entender:

  • Father went hospital

Portanto, as funciona words são tidas como acessórios que apenas deixam a sentença mais correta do ponto de vista gramatical.

  • My father went to the hospital.

» Leia também: As Classes Gramaticais em Inglês

Content Words e Function Words: mais exemplos

Para que isso fique mais claro para você, vamos ver alguns outros exemplos. Veja a sentença a seguir:

  • I bought a new car on Friday.

As palavras mais importantes – as que expressam a ideia de modo claro e direto – são: bought, new, car e Friday. Sem ela, a gente não conseguiria entender o que a pessoa está dizendo. Então, essas são as content words da sentença.

Consequentemente, as palavras I, a e on são as function words. Elas estão presentes apenas para conectar melhor a ideia e deixar a sentença mais gramaticalmente correta – coerente.

Veja mais este exemplo:

  • John has lived in Manaus for twenty years.

Se você entendeu bem a ideia de content words e function words, já percebeu quais são as content words da sentença acima, não é mesmo? Vamos lá!

As content words são: John, lived, Manaus e twenty years. São essas palavras que mantém toda a informação da sentença. Já has, in e for são as function words.

Mas, o que isso tem a ver com falar ou ouvir inglês?

Content e Function Words: importantes na pronúncia

Como dito no início, content words e function words é um conceito importante dentro do estudo da pronúncia do inglês. Por quê?

Ao falarmos inglês, as content words serão sempre as palavras que colocamos mais ênfase ao falarmos. Em termos mais técnicos, nós dizemos que as content words são sempre stressed (enfatizadas). Como elas são importantes para a transmitir as ideias, é natural que elas realmente sejam enfatizadas na fala (pronúncia de sentenças).

Já as function words não são stressed (enfatizadas) e por causa disso, muitas vezes, a gente quase nem as ouve sendo ditas em uma frase. Ou, muitas vezes, elas são ditas de modo tão rápido e fraco que nós nem as percebemos.

Ao termos palavras sendo ditas com mais ênfase e outras com menos ênfase, nós dizemos que isso cria o ritmo (rythm) do inglês falado. Você aprende que para falar uma sentença – seja ela qual for – haverá palavras que você dirá com mais força (ênfase) e outras que não pronunciará com tanta ênfase. É assim que você consegue dar ritmo ao modo como fala – pronuncia – sentenças em inglês. Para entender mais sobre isso, leia a dica O Que é Sentence Stress, pois content e function words está intimamente ligado à ideia de sentence stress na pronúncia do inglês

Entender esse conceito e dar atenção a ele ajuda a melhorar não só a pronúncia em inglês (ritmo na fala), mas também a melhorar o listening.

Content e Function Words: importantes no listening

Você alguma vez já ouviu alguém falando algo e percebeu que algumas palavras pareciam sumir? Digamos que você até tem o texto em uma folha de papel com todas as palavras sendo ditas, mas ao ouvir algumas palavras simplesmente parecem desaparecer? Já passou por essa experiência e ficou até meio frustrado por não conseguir ouvir todas as palavras?

Pois é! Se você já teve essa experiência e ficou sem entender, saiba que a culpa é justamente dessa coisa de content words e function words.

Como as as function words são sempre pronunciadas de modo mais fraco e rápido, isso acaba causando a sensação de que elas simplesmente somem. Nós não as ouvimos pois elas realmente são ditas de modo mais fraco.

Portanto, ao entendermos a ideia de content e funciona words, nosso listening (habilidade de ouvir inglês) acaba melhorando muito. Pois, sabemos que algumas palavras serão enfatizadas (content words) e assim são as palavras que perceberemos (ouviremos) com mais clareza. Já outras palavras simplesmente serão ditas de modo mais fraco e, consequentemente, não as ouviremos com tanta clareza assim; ficando com aquela sensação de que elas desaparecem. Isso alivia aquela ansiedade de querer ouvir todas as palavras sendo ditas.

Se você gosta de praticar inglês ouvindo músicas, saiba que essa é uma excelente maneira de você perceber as content words sendo ditas com mais ênfase e as function words simplesmente desaparecendo. Isso não é exclusividade das músicas. Você pode praticar isso ouvindo diálogos em filmes e seriados também. Tudo o que você tem de fazer é prestar atenção e notar como umas palavras são ditas com mais ênfase e outras com menos.

Content words e Function words é simplesmente um conceito que você deve ter ciente nos seus estudos de inglês se quiser aprender a falar e ouvir inglês com mais naturalidade. Portanto, continue lendo mais sobre isso. Abaixo indica alguns sites para ajudar você:

Etiquetas
Botão Voltar ao topo